data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Arquivo pessoal
O retrato da mulher atual, que consegue dividir seus dias entre trabalho, lazer e filhos, é a realidade de Fabiana Sebalhos, 42 anos. Até 2015, ela dava conta de tudo sozinha. Foi mãe, pai e educadora dos três filhos: Rafael, 18, Augusto, 12, e Mariana, 10. Há quatro anos, Fabrício Oliveira Pedroso, 42, chegou para reforçar o time.
Documentário brasileiro 'Democracia em Vertigem' concorre ao Oscar
O psicólogo casou-se com a comerciante e, além de assumir os filhos dela, abraçou a causa social da qual Fabiana é envolvida. Hoje, os cinco, juntos, dedicam-se a fazer o bem através da Cia do Afeto, projeto criado com o objetivo de distrair e divertir idosos e crianças, dando, ainda, lições de boas maneiras e educação ambiental. Tudo isso através da arte da encenação e da diversão.
Fabiana conta que sua família foi construída sobre o alicerce da simplicidade, da educação, do respeito e da responsabilidade. E esse foi o incentivo para iniciar os trabalhos voluntários:
- Eu sempre quis ensinar aos meus filhos, valores que o dinheiro não compra. E esses valores só são passados através do exemplo. Quando a gente ajuda o próximo, quem mais recebe em troca, somos nós mesmos. Marido e filhos abraçaram a causa comigo e hoje trabalhamos juntos pelo nosso projeto - diz Fabiana.
VÍDEO: Feira Mística do Bosque oferece consultas de búzios, cartas e outros estudos
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Arquivo pessoal
Cia do afeto
Desde que virou mãe, Fabiana busca envolver os filhos com a arte, a música e a cultura em geral. Ela conta que no dia das crianças de 2015, organizou uma confraternização para os filhos e seus amiguinhos em casa:
- Foi nesse dia, fazendo brincadeiras com eles, que, espontaneamente, surgiu a ideia da Boneca Trufilda, que hoje é nosso personagem principal. Esta personagem ensina boas maneiras com alegria e diversão, e acabou me incentivando e inspirando a idealizar novos personagens para compartilhar com mais gente.
Depois disso, a comerciante decidiu se capacitar para aprimorar a construção de personagens através de cursos de teatro. Assim, a Cia do Afeto estreou oficialmente no dia 9 de junho de 2018, na festa anual do Lar das Vovozinhas. E, desde então, leva alegria e risadas nas visitas periódicas a abrigos e casas de repouso.
Alguns locais visitados são a Casa Maria, Abrigo Espírita Oscar Pitan, Centro Espírita Fraternidade Chico Xavier, Escola Martinho Lutero e APAE.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Arquivo pessoal
Arteterapia
Fabiana aproveitou os conhecimentos do marido, que é psicólogo, para firmar a importância e os benefícios da arteterapia na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Fabrício conta que o trabalho através da arteterapia procura melhorar o estado emocional dos assistidos, e, com isso, diminuir a percepção da dor, sofrimento, solidão e depressão:
- Psicologicamente, o bom humor tem papel importante na superação de sintomas psicológicos. Ele funciona como um aliado no controle emocional, favorecendo o sujeito na elaboração da situação de que se encontra. E a arte proporciona isso.
As visitas consistem em montagem e caracterização de maquiagens e figurinos coloridos e lúdicos, com uso de balões, muito diálogo improvisado e algumas encenações. Assim, podem oferecer amparo, de maneira personalizada, àqueles que estão precisando.
A funcionária pública Carmem Magda Trindade Kaus, 54 anos, é voluntária do projeto, atuando como uma das personagens nas apresentações. Ela conta que nos lares de idosos, o objetivo é levar alegria e diversão aos vovôs e vovós. Nas escolas ou lares infantis, o trabalho vai além da diversão:
- Os idosos gostam de ser ouvidos. Damos toda a atenção possível e ouvimos suas histórias. Com as crianças, a gente mistura atividades lúdicas com o ensino de boas maneiras e assuntos sobre sustentabilidade.
Carmen afirma, ainda, que é a maior beneficiada nisso tudo, e que fazer o bem é contagiante.
Caminhos do projeto
Fabiana oficializou, no início de 2018, e agora está em fase final de produção do livro intitulado Paraíso dos Brinquedos. A história alerta, de forma criativa, sobre desmatamento e extinção dos animais. Neste momento, ela precisa de auxílio para a diagramação, finalização e publicação da obra. Quem quiser colaborar, é só entrar em contato através do WhatsApp (55) 98449-8984.
Ajude você também
Os voluntários buscam empresas de Santa Maria para atuarem como pontos de coleta de doações. Já são parceiras: Big festas, Mega Lojao, Dix e Imax. Para quem quiser conhecer a Cia do Afeto e contribuir de alguma maneira com o projeto, é só acessar as redes sociais.
- Instagram: www.instagram.com/ciadoafeto
- Facebook: www.facebook.com/ciadoafeto
- WhatsApp: (55) 98449-8984